Imagem capa - Aceita um café com Kit Kat? - Os brilhantes gatilhos da marca por Stephanie Viana
Marketing Digital

Aceita um café com Kit Kat? - Os brilhantes gatilhos da marca

O KitKat é bem conhecido por um dos jingles mais icônicos já produzidos: o "Give me a break, give me off a piece of that kit kat bar!", lançado em 1986 e considerado por pesquisadores como um daqueles que grudam na cabeça.


Porém, em 2007, após 20 anos do lançamento do jingle, a marca havia perdido a força e encarregou uma especialista para reavivá-la. A Hershey produzia de tudo um pouco e isso enfraqueceu a campanha do Give me a Break, fazendo com que as vendas caíssem 5% a cada ano.


Colleen Chorak, a especialista, precisava trazer o chocolate novamente para as mentes das pessoas, por isso fez uma pesquisa e examinou quando elas de fato consumiam o Kit Kat.


Ela descobriu que as pessoas comiam chocolate sempre em um intervalo, e muitas o combinavam com uma bebida quente.


Então Colleen teve a ideia de unir Kit Kat e café, e montou a campanha em questão de meses.


                                               

                                                                   Fonte: divulgação internet.


O chocolate era apresentado como "o melhor amigo do intervalo" em cima de um balcão ao lado de uma xícara de café, ou alguém pegando um café e pedindo kit kat.


E deu certo! As vendas foram elevadas a 8% até o final do ano, e a marca que até então valia 300 milhões de dólares, cresceu para 500 milhões. O kit kat estava em cena outra vez.


Muitos fatores contribuíram para esse sucesso, inclusive outros gatilhos de "intervalos" poderiam ter dado certo, mas o café é uma coisa especialmente boa de ligar à marca, porque é um estímulo frequente no ambiente.

                                                 

                                                                      Fonte: divulgação internet.


Um número muito grande de pessoas tomam café, e a maioria repete esse processo várias vezes por dia. Assim, ligando o Kit Kat ao café, Colleen criou um gatilho recorrente para lembrar as pessoas da marca.


Existem diversas formas de fazer o uso de gatilhos para a sua marca, mas o exemplo do kit kat, que usou a associação através da rotina do consumidor é uma excelente maneira de aproveitá-los. 


E aí, bateu até aquela de vontade de fazer um break agora, né?


*Essa e outras histórias incríveis são contadas no livro Contágio, Porque as Coisas Pegam de Jonah Berger.